Relato de viagens. Compartilhando experiências, dicas criativas, fotos e orientações práticas para você programar a sua viagem. E Vamos Nessa!

Páginas

Compartilhe

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Mendoza e a Festa Pátria Chilena

Compramos a passagem direto do site da Aerolineas Argentina destino Córdoba/Mendoza, voo com saída no dia 19 de setembro de 2010 às 11h46min e chegada às 12h46min. Como foi uma passagem promocional no valor de R$159,05 havia a restrição de somente 15 kg por pessoa, apesar da limitação de peso ninguém excedeu o valor permitido.

Voo no horário, check-in no hotel Cordon del Plata, hotel simples mas localizado na área comercial da cidade, próximo a Plaza Independencia, e o Mercado Central. A recepção do hotel sugeriu para o almoço irmos a uma celebração, na Plaza Independencia, em alusão à independência chilena, curiosamente celebrada em Mendoza, na Argentina. Pra mim, foi um dos melhores dias. Comemos muita costela, cordeiro, porco, empanadas ... e nos emborrachamos em demasia.



Nesta festa tivemos a oportunidade de apreciar e bailar a "Cueca" dança nacional chilena e muito popular na Argentina. Todos os dançarinos usam lenço branco na mão direita. Dança-se em pares, A dança representa a conquista e o desejo amoroso de uma mulher por um homem.

Abaixo  uma gringa bailando a Cueca.

 

Córdoba, Mendoza, Santiago do Chile

Em setembro de 2010 aproveitando uma oferta do Smilles/GOL de passagens para a América do Sul por 6.000 milhas decidimos visitar Mendoza cidade das bodegas de vinho da Argentina. Reunimos um grupo de 7 pessoas; eu e meu marido, meus três filhos, minha nora e uma irmâ. Como a Gol não tem voo direto para Mendoza escolhemos o roteiro Brasília/Porto Alegre/Córdoba viajando Gol, Córdoba-Mendoza pelas Aerolines Argentina, Mendoza-Santiago de ônibus atravessando a Cordilheira dos Andes, os famosos caracóis com 30 curvas e finalmente Santiago/Brasília voando Gol.
Embarcamos em Brasília às 19:50 de uma sexta-feira, tempo suficiente para quem precisava trabalhar no dia e chegamos a Córdoba às 2h10m, check-in no hotel NH Urbano, localizado no centro de Córdoba, próximo das melhores atrações históricas, shopping center, restaurantes e bares.
Pela manhã saímos à pé para conhecer as atrações turísticas de Córdoba, visitamos os monumentos históricos da misiones jesuíticas, datadas do século XVII, declarados Patrimônio Cultural da Humanidade, no ano de 2.000 pela UNESCO.








Andamos umas seis quadras mais e chegamos no Mercado Central Norte de Córdoba, onde saboreamos as melhores empanadas da Argentina. No mercado encontra-se variados produtos da região: frutas, legumes, verduras, carnes, temperos etc. além de bares e restaurantes com preços bem acessíveis. É um local frequentado por pessoas simples e muito agradável.









Para o almoço, por indicação do hotel, fomos ao restaurante Alcorta carnes e vinhos
Um lugar com ótimo serviço, ambiente elegante, mesas espaçosas e bem iluminado, com uma carta de vinhos excelente e apropriado para saborear as famosas carnes Argentinas.


 


Visita a casa de Che-Guevara

Depois do almoço, um grupo foi para o hotel fazer a sesta e outro grupo decidiu pegar um ônibus urbano até a cidade de Alta Gracia, localizada a 35 km de Córdoba onde puderam apreciar o Museu Ernesto Che Guevara. O museu contém réplicas de seus objetos pessoais e diversos registros da trajetória percorrida da infância à fase guerrilheira.


Na manhã seguinte partimos para Mendoza.