Para os amantes da natureza o lugar é imperdível. Águas cristalinas, vegetação exuberante e preservada, uma variedade de praias, enseadas, rios, lagoas, cachoeiras, planícies, montanhas e picos espalhados em 193 km2. A Ilha Grande faz parte da Área de Proteção Ambiental dos Tamoios.
A vila do Abraão é o local que oferece maior infra-estrutura na ilha. A maioria das pousadas, comércio, bares e restaurantes encontram-se logo na chegada no cais da ilha. A vila conta com 3.000 habitantes, não circula carros e o acesso a outras praias é feito por trilhas ou barco. Os barcos ficam ancorados na praia, há todo tipo de embarcação, desde saveiros para os passeios programados ou lanchas e barcos moto-táxi para levar o turista a qualquer parte da ilha.
Outra trilha que faz parte da história é a trilha (T14) Abraão – Dois Rios possui 7m e duração de 2h30min classificada como média e íngreme. Em Dois Rios está localizada as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, conhecido como o Presídio da Ilha Grande, considerado um presídio de segurança máxima que recebeu presos político ilustres como Graciliano Ramos e Fernando Gabeira, e também presos comuns. Em 1994 o presídio foi demolido e hoje só restam suas ruínas para visitação.
Segundo os guias turísticos, a praia mais bonita da ilha é a Lopes Mendes. Para ter acesso a praia, os barcos partem da Vila do Abraão até a praia do Pouso e de lá pega-se a trilha (T11) uma caminhada de 1.100 m com duração de 50min e classificada como média e pouco íngreme.
Posts Relacionados
Onde ficar em Angra dos Reis
O mar verde-esmeralda de Angra dos Reis
Realmente Ilha Grande é muito linda. Quem sabe esse ano viajamos para o RJ e conhecemos.
ResponderExcluir